segunda-feira, 11 de novembro de 2013

De super desorganizada a super organizada....

Será possível???!!

A organização é dos assuntos que mais procuro na internet. Perco-me a ler blogs com dicas sobre organização.

A maioria dos blogs e livros que leio são de pessoas que sempre foram organizadas e que tentam transmitir esse saber às mais desorganizadas. Porém o maior desafio é passar do Caos à organização, nunca ter tido essa característica e conseguir passar a tê-la.

Sempre fui daquelas pessoas que diziam serem organizadas na sua desorganização, e dizia isso até com um certo orgulho. Mas com o passar dos anos passei a compreender que isso não é verdade, ou melhor, até pode ser mas, (e há sempre um mas) demora o dobro (se não mais) do tempo a conseguir encontrar fosse o que fosse.

Então comecei nesta busca de informação sobre o que posso fazer para me organizar. O primeiro método que descobri foi o GTD, ainda não li o livro, só li em vários blogs uns resumos do sistema. Confesso que a princípio pareceu-me bastante complexo. Talvez porque um dos meus defeitos é a impaciência, tem que ser tudo para ontem e se não consigo fazer para ontem desisto. (É um defeito horrível que ando a tentar mudar diariamente!)

Outro método que também encontrei foi o FLYLADY, gostei de imediato, não sei se foi por me identificar mais ou pelo facto dos BabySteps parecerem mais fáceis de atingir.

Tenho vários sites/blogs que tento ler diariamente, são eles:


Estes são os que sigo religiosamente e tento ao máximo seguir os conselhos. Não é fácil ao fim de 38 anos mudar radicalmente os meus hábitos. Aí está o primeiro erro, não se pode mudar radicalmente, tem que ser progressivo, e se há algum aspecto em que todos concordam é a estabelecer rotinas, pequenos passos para conseguir grandes conquistas.

Será possível passar de super desorganizada a super organizada??!!! I hope so!!!!

2 comentários:

  1. Bem podes querer que vamos ter um desafio de "30 DIAS DE ORGANIZAÇÃO" no blog, pq somos exactamente iguais. Gostaria de querer que tem algo haver com ser Scorpio. Por um lado somos mais criativas mas por outro lado mais desorganizadas. Eu também passo por fazes onde consigo manter tudo no seu lugar, mas nunca demora muito até o meu quarto/apartamento voltar ao seu estado normal. (Por isso adoro ter visitas, forcam me a organizar a casa mais frequentemente!) Já fiz um "bookmark" dos blogs que sugeriste para ler logo :) , será um desafio para o ano novo (nem pensar em ser organizada enquanto tento escrever um livro, haha).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ando com esta mania há uns tempos, fizemos umas obras aqui em casa, isto de estar casada com dois cães enormes, tem mesmo que existir organização!!! Só que este ano eu quero fazer o Natal aqui em casa e esta é a minha motivação. Além de que quero mesmo ser organizada!! Acho que ser Scorpio deve ter uma influência!!! Essa das visitas está bem pensado!! Eu escolhi escrever sobre organização, eu sei que não é bem ficção, não é um Novel autentico. Embora no meu caso neste momento organização é mesmo ficção... hahahahaha

      Eliminar